10 de setembro, 2025
•
Editor
O sonho do imóvel na planta — seja para viver ou investir — pode virar pesadelo. Em setembro de 2025, uma investigação de grande impacto abalou o mercado imobiliário de Itapema: a Operação “Black Flow”, desencadeada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), revelou um sofisticado golpe com movimentação de quase R$ 90 milhões.
Esse esquema envolvia uma rede de empresas (SPEs), incorporadoras e falsos lançamentos imobiliários com aparência de legalidade, mas sem viabilidade econômica real, registros formais inexistentes ou falsificados, uso de procurações irregulares, e desvios de recursos para contas pessoais dos envolvidos.
Com dezenas de vítimas, inúmeros prejuízos e edificações vendidas sem registro de incorporação formal, este caso expôs o perigo real em investir sem os devidos cuidados jurídicos.
Diante de casos como o da “Black Flow”, fica claro que o investidor desinformado fica extremamente vulnerável. A falta de registro de incorporação, SPEs fraudulentas e práticas irregulares representam risco real de prejuízo.
O cuidado jurídico deve começar antes de assinar o contrato, observando documentos, histórico dos envolvidos e exigindo garantias formais.
O Paiva Nunes Direito Imobiliário é um escritório especializado em Direito Imobiliário e de Família, com sedes em Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis, atendendo clientes em todo o Brasil.
📩 contato@paivanunes.com.br
🌐 www.paivanunes.com.br
Conte com a experiência dos advogados da Paiva Nunes. Deixe seu contato e um breve relato sobre seu problema para sabermos como poderemos ajudar.
Siga nas
redes sociais
Últimos posts do Instagram
Herança e Dividas! O valor nominal de Nota Promissória é determinante? ...
9 de maio, 2025
IPTU e alienação fiduciária...
13 de maio, 2025
Comemoração aos 35 anos da AGADIE...
7 de junho, 2025