7 de julho, 2016
•
paivanunes
Na dúvida, essas ferramentas online podem fazer a conta por você.
Recentemente, o economista norte-americano William Bernstein criou um cálculo extremamente simples que seria capaz de ajudar as pessoas a decidirem entre alugar ou financiar um imóvel com uma única equação.
Embora seja uma conta que faz algum sentido em diferentes realidades, especialistas brasileiros afirmam que a situação do país é um pouco mais complicada do que a norte-americana no que diz respeito a essas contas. Aqui, fatores como prazos, taxas, percentual de financiamento e exigências de comprovação de renda, devem ser levados em conta de maneira diferente do que pregou Bernstein em sua equação.
Para considerar todas essas variantes, o InfoMoney separou uma lista com calculadoras online que permitem que cada usuário simule gastos com os valores específicos para os imóveis que está pesquisando. Para acessar, cliquei no nome e caso ache necessário, faça as contas em todas elas:
1. InfoMoney
O próprio InfoMoney oferece uma opção de calculadora completa para esta tomada de decisão. É possível fornecer valor do imóvel; porcentagem de entrada; prazo de financiamento; juros; aluguel; e comparar valorização do imóvel com retornos de outros investimentos.
2. FipeZap
Lançada no final do ano passado, a calculadora FipeZap acrescenta as opções do preço do seguro fiança, para quem não conseguiu fiador, e tempo pretendido de permanência no imóvel. Ela mostra qual o preço máximo do aluguel para que valha mais a pena do que o financiamento.
3. Mais Dinheiro
Sem permitir alteração nos números de outros investimentos, esta calculadora mostra o valor acumulado em poupança durante o tempo que duraria o financiamento caso o imóvel seja alugado.
FONTE: InfoMoney
Conte com a experiência dos advogados da Paiva Nunes. Deixe seu contato e um breve relato sobre seu problema para sabermos como poderemos ajudar.
Siga nas
redes sociais
Últimos posts
Evite armadilhas! Entenda como identificar cláusulas abusivas em contratos de compra ou locação...
3 de fevereiro, 2025
Sabia que você pode contestar uma desapropriação ou garantir uma indenização justa?...
7 de fevereiro, 2025
Mudanças na convenção do condomínio podem ficar mais fáceis...
14 de fevereiro, 2025